Exercícios de Biologia
- SISTEMA DIGESTIVO RESUMIDO.
- LINKAGE EXERCÍCIOS PROPOSTOS.
- FUNDAMENTOS DE BIOLOGIA MOLECULAR: PRINCIPAIS CONCEITOS DA GENÉTICA.
IMUNIDADE
Capacidade que um determinado organismo tem de eliminar um patógeno( antígeno), contra infecções futuras
SISTEMA IMUNE INATO
- Imunidade "pronta ao nascer".
- Dependente de células que reconhecem os patógenos de forma generalista.
- Produz citocinas inflamatórias para gerar uma inflamação, que será fundamental para gerar a imunidade adaptativa.
- As células sanguíneas formadas na medula óssea vermelha carregaram as células hematopoiéticas, e farão parte da imunidade.
- Monócitos (Células fagocíticas), neutrófilos (liberam grandes quantidades de citocinas numa infecção para aumentar a fagocitose), Basófilos(presente nas reaões alérgicas, promove a vasodilatação provocando o endema), Eosinófilos (defesa contra helmintos)
SISTEMA ADAPTATIVO
- Tem alta especificidade, gera as células de memória, envolve os linfócitos Te B.
- Imunidade Humoral: dependentes de linfocitos B, contra antígenos extracelulares ligados ao MHC-II, envolve as células apresentadoras de antígenos, os linfocitos T4 e B, para ativar a produção de anticorpos.
- Imunidade Celular: Dependente de linfócito T ação por morte celular via toxicidade celular e ativação de macrófagos (célula CD8 mata macrófago). Contra antígenos intracelulares ligadas ao MHC-I
SISTEMA COMPLEMENTO
- Funções: Estimula a Opsonização, facilita a vasodilatação, promove a lise, as três vias atacam a membrana, potencializa a inflamação através de fragmentos pequenos (c3a)
IMUNOENSAIOS
- Teste imunodiagnóstico, deve ser de fácil execução
- Parâmetros: Elevada sensibilidade (diagnosticar corretamente os verdadeiros doentes positivos), especificidade (Diagnosticar os individuos sadios), Reprodutibilidade
IMUNOENSAIOS: Teste imunodiagnóstico de fácil execução
IMUNOAGLUTINAÇÃO INDIRETA
Nesse teste o anticorpo é colocado sobre o antígeno, ligado a uma partícula inerte, ou vise versa. O exame ASLO, é um exemplo desse teste, e tem como objetivo identificar a presença de uma toxina liberada pela bactéria Streptococcus pyogenes, a estreptolisina
IMUNOAGLUTINAÇÃO DIRETA
Nesse tipo de teste, o anticorpo é colocado diretamente sobre o antígeno, e forma a aglutinação que é o resultado da reação, como acontece nos exames de tipagem sanguínea.
IMUNOCROMATOGRÁFICO
Também conhecidos como testes rápidos, consiste em uma matriz em uma membrana de nitrocelulose, na qual é fixada antígeno ou anticorpo, a amostra aplicada se liga ao conjugado colorido, informando o resultado
IMUNOFLUORESCÊNCIA
Consiste na capacidade do anticorpo se ligar a fluorocromos detectados com microscópio de fluorescência. Pode ser DIRETA (pesquisa de antígeno diretamente no tecido ou célula de interesse com fluorocromos). E INDIRETA (o anticorpo é fixado em uma lâmina de imunoflorescência, sendo inserido um anticorpo específico com fluorocromo para detectar a reação)
ELISA
Técnica baseada em reações do tipo antígeno-anticorpo, que são detectáveis com reações enzimáticas. Alta sensibilidade e especificdade, essa técnica é utilizada para detecção de diferentes doenças infecciosas, doenças autoimunes, alergias, infecções fúngicas, bacterianas, parasitárias e virais.
Discente: William Grilo Farias